Valeu mesmo a pena o apoio de Dino?

O jornalista Gilberto Léda fez uma interessante análise em seu Blog (veja aqui). O presidente da EMBRATUR, medical Flávio Dino, sale que se intitula líder da Oposição, já declarou apoio ao deputado federal Edivaldo Holanda Junior (PTC) na disputa pela prefeitura de São Luís.

No entanto, esse apoio ainda não surtiu o efeito necessário, ou melhor, não surtiu efeito nenhum e para alguns o apoio pode até ter trazido mais dissabores que alegria. Senão vejamos, em novembro do ano passado, o Portal Vermelho do PC do B publicou uma pesquisa do instituto Amostragem com o seguinte quadro Flávio Dino 40,33%, seguido de João Castelo (PSDB) com 17,5%, Edvaldo Holanda Júnior (PTC) 9,67% e Tadeu Palácio (à época sem partido) com 6,83% (leia aqui a matéria que apontava vitória de Dino no 1º turno).

De lá para cá, muita coisa mudou. Dino oficializou sua desistência da disputa e os seus 40% foi diluído, mas pelo visto não foi o candidato do comunista o maior beneficiado. De acordo com a última pesquisa ESCUTEC, Castelo aparece com 33,8% (subindo quase 17 pontos) e Palácio teria, segundo a pesquisa, 20,1% (subiu 14 pontos). Já Edivaldo Júnior aparece com 19,8%, ou seja, teria subido 10 pontos percentuais, mas se levarmos em conta que na pesquisa Amostragem o hoje candidato a vice-prefeito do petecista, o na época candidato Roberto Rocha aparecia com 2%, a “migração” de Dino não passou de oito pontos percentuais.

Estratégia equivocada – Além disso, Flávio Dino tem desnecessariamente antecipado a eleição de 2014 e de certa forma prejudicado Edivaldo Holanda Junior nas eleições 2012.

Edivaldo Junior já confirmou e irá mesmo com Flávio Dino em 2014, mas o “líder da Oposição” precisa entender que é necessário primeiro vencer a eleição de 2012. Dino não pode esquecer que do lado Roseanista existem muitos simpatizantes da candidatura de Edivaldo Junior, mas a postura adotada por Dino e sua trupe tem afastado esse eleitorado.

A antecipação das eleições de 2014 por parte de Flávio Dino trouxe para a briga o secretário de Saúde, o deputado estadual Ricardo Murad (PMDB). Dino pode até não gostar de Murad, mas não tem nenhuma dúvida de que além de bom de briga, pois tem vencido a maioria dos embates contra o comunista, é a pasta comandada por Murad a melhor avaliada dentro do governo Roseana Sarney.

Sendo assim, se Dino quer mesmo ajudar Edivaldo Holanda Júnior, está passando da hora dele mostrar seu “potencial” e transferir seu votos para a candidatura que ele diz apoiar. Dino precisa esquecer 2014 e se concentrar em 2012, pois caso contrário, serão mais quatro anos sem mandato, se resumindo a ficar num emprego subordinado a uma pasta comandada pelo PMDB, que ele diz abominar.