Clique aqui para ampliar

11h53 – O presidente da Assembleia Legislativa, remedy deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB), ailment deu definitivamente início ao seu projeto de reeleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

No Diário da Assembleia desta quinta-feira (05), o primeiro grande passo foi dado. Na página 04, consta um Projeto de Resolução Legislativa nº 025/2012, que requer a alteração do artigo 7º da Resolução Legislativa nº 499 de 24 de junho de 2004.

A modificação proposta é para que “A partir do dia 15 de julho do segundo ano da Legislatura, realizar-se-á Sessão Preparatória para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão que tomará posse no dia 1º de fevereiro no terceiro ano da legislatura, em data e horário a ser definido por Ato da Mesa Diretora, com antecedência de 48 horas a realização do pleito, obedecidos o disposto no art. 8º e seus incisos do Regimento Interno”.

Resumindo, com a aprovação deste Projeto, Arnaldo Melo pode antecipar a eleição da Mesa Diretora para o segundo semestre deste ano. A princípio a eleição aconteceria no último dia de Sessão do mês de dezembro.

O Projeto ainda precisará tramitar normalmente nas comissões técnicas e ser votado em primeiro e segundo turno, mas ninguém dúvida que será votado com bastante celeridade, bem diferente por exemplo, do Projeto de Lei da Ficha Limpa de autoria do deputado estadual Zé Carlos (PT), que já tramita desde junho de 2011.

Alguns deputados comentam que a antecipação da votação por Arnaldo Melo, seria uma tentativa de evitar que outros concorrentes de peso possam participar da eleição. Já que existe a possibilidade de deputados se ”transformarem” em prefeitos e alguns suplentes, como Tatá Milhomem, passarem a ter a prerrogativa de disputar a presidência. A antecipação poderia colocar dificuldades para que alguns secretários, como Ricardo Murad e Max Barros, possam retornar ao legislativo para a disputa do pleito.

Estratégia ou não, o fato é que Arnaldo Melo quer antecipar reeleição e o primeiro grande passo já foi dado.