Secretário Sérgio Tamer discutindo mais um avanço no Sistema Prisional

 

A Secretaria de Estado de Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) pretendem firmar convênio para construção de um hospital Materno Infantil no Presídio Feminino, and situado em Pedrinhas, pills em São Luís. O assunto foi colocado em pauta durante reunião na sede da SEJAP.

Na ocasião, generic o coordenador de Apoio à Assistência Jurídica, Social e à Saúde do Depen, Railander Quintão de Figueiredo, explicou que o projeto está sendo articulado e, em breve, o convênio será formalizado.

Orçado em R$ 165 mil, a unidade funcionará nas dependências do presídio feminino e garantirá um vinculo maior entre a mãe e o filho. “A mãe vai poder está com seu filho em um local onde ambos terão toda uma assistência médica disponível 24h”, destacou o secretário de Estado de Justiça e da Administração Penitenciária, Sergio Tamer.

Para o secretário, a proposta de edificação da unidade de saúde fazer parte dos inúmeros trabalhos de humanização já desenvolvidos pela Sejap. “Na verdade visamos, entre outros pontos, um lugar melhor estruturado para que as internas possam cumprir suas penas, um ambiente mais humanizado, a construção do hospital vai proporcionar isso”, declarou.

O secretário-adjunto de Reintegração Social, José Ribamar Cardoso Lima, informou que mãe terá até dois anos para cuidar do filho dentro da unidade, depois do nascimento. Entretanto, ele deixou informou que, pela Lei ela deveria ficar somente durante seis meses com o recém-nascido. “Mas acredito que dois anos é o prazo máximo dependendo da situação”.