Definitivamente os números comprovam que a decisão do governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), em desobrigar o uso de máscaras foi totalmente equivocada.

Neste fim de semana, a Revista Veja trouxe uma reportagem detalhamento os números da vacinação em todo o Brasil e, infelizmente, o Maranhão é um dos quatro estados que não conseguiu sequer alcançar a marca de 50% da população imunizada.

De acordo com o levantamento, baseado em dados oficiais, o Maranhão alcançou apenas e tão somente 47.2%, ficando a frente de apenas três estados – Amapá (38,1%), Acre (47%) e Pará (47,1%).

E esses números não são piores principalmente pelo avanço da imunização na capital maranhense, sob o comando da gestão de Eduardo Braide na Prefeitura de São Luís, tanto que rendeu o título de capital brasileira da vacinação.

No entanto, e mais espantoso, é que mesmo com esse baixo índice de vacinação, Flávio Dino liberou a não utilização das máscaras contra a Covid em locais abertos no Maranhão. Agora, imaginemos que essa decisão, de desobrigar o uso da máscara tivesse partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, com o Brasil não tendo imunizado 50% da sua população, o que diria o governador maranhense???

Resta saber se Flávio Dino terá a grandeza e, principalmente, a humildade de reconhecer o erro, mesmo que culpe a variante ômicron, para voltar atrás da precipitada decisão.

É aguardar e conferir.