O deputado César Pires voltou à tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (01) para novamente cobrar transparência do governo Flávio Dino quanto ao uso dos recursos públicos geridos pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). O parlamentar reafirmou que há suspeição de desvio de conduta em contratos para obras em estradas estaduais e que ele não tem recebido todas as informações oficiais solicitadas ao órgão para que possa cumprir seu dever constitucional de fiscalizar os atos do Executivo.

“Em resposta à nossa solicitação de informações, o secretário da Sinfra nos encaminhou um calhamaço de papel que estamos devolvendo por não conterem os documentos que solicitamos, como dados do processo licitatório, plano de trabalho e fonte de recursos. E estamos informando toda essa situação ao Ministério Público, que paralelamente está acompanhando esse processo”, enfatizou o deputado. No ofício encaminhado nesta quarta-feira, ao referir-se aos documentos recebidos, César Pires afirma que “mostra-se inteiramente impossível o exercício de minha função fiscalizatória quando não me são disponibilizados os meios para tanto”.

César Pires ressaltou que tanto ele quanto o Ministério Público têm as suas prerrogativas dificultadas pela Sinfra, quando não lhes são fornecidos os elementos necessários ao ato de fiscalizar. E reafirmou que a atuação da oposição e dos órgãos de controle é de fundamental importância para garantir os direitos da população. Como exemplo, ele citou a estrada entre os municípios de São Bernardo e Magalhães de Almeida, onde apenas dois dois quilômetros tinham sido asfaltados antes de ele denunciar. “Agora, estão fazendo ali 29 quilômetros. E o que é pior: a empresa está trabalhando lá sem processo de licitação”, declarou.

O deputado citou ainda a estrada que liga Araioses a Paulino Neves, onde a empresa contratada pela Sinfra tinha feito dois quilômetros de recapeamento, depois concluiu o restante da rodovia, mas há a suspeição de que a obra incluía meio-fio e acostamento, e seria custeada com recursos da Caixa Econômica. “Solicitei informações à Caixa Econômica e à Sinfra sobre a obra dessa estrada e da que liga o povoado Palestina a Duque Bacelar. Ainda não obtive resposta”, informou.

Para César Pires, a incapacidade da Sinfra em esclarecer corretamente todo o processo de contratação de empresas, execução de serviços e pagamentos compromete a transparência exigida por lei e impede a fiscalização que é prerrogativa parlamentar. “O que nos enviaram era apenas um volume gigantesco tentando ludibriar o meu conhecimento, mas nada vai diminuir ou arrefecer o meu ânimo de continuar investigando a Sinfra. Não vou parar. Nossos ofícios continuarão chegando até que nos enviem o plano de trabalho, os comprovantes das medições e dos pagamentos, e demais informações que nos forem necessárias”, afirmou.

O deputado concluiu afirmando que, se a Sinfra não enviar as informações solicitadas, continuará havendo indícios de malversação dos recursos públicos, e ele continuará cumprindo sua obrigação parlamentar de investigar. “E sempre solicitando o apoio dos órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas e o Ministério Público”, finalizou.