Apesar de tentar mais uma vez lacrar o presidente da República, Jair Bolsonaro, desta vez o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), deu com os burros n’água.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, determinou o arquivamento de uma ação proposta por Dino e pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), contra o presidente Bolsonaro.

Os dois governadores afirmavam que Bolsonaro teria divulgado dados manipulados na internet sobre o repasse de recursos pelo Governo Federal aos dois estados..

Na ação, os gestores estaduais alegam que Bolsonaro tentou induzir os cidadãos ao erro. A divulgação dos dados, na visão dos autores, criava conflito entre a União e os estados.

Só que o ministro Dias Toffoli não concordou com a tese, já que não viu motivo para dar prosseguimento à ação. “Apto a acarretar abalo à harmonia da União com os demais entes, sendo insuficiente, para tanto, a mera disputa política em torno da origem, composição e destinação de verbas públicas”, disse na sua decisão.

Os dados publicados por Bolsonaro se referiam a repasses feitos pelo Governo Federal para custear serviços de saúde nos estados, envolvendo o combate a Covid-19 e demais ações de saúde.

Toffoli ainda afirmou que o plenário do Supremo já fixou qual a responsabilidade de estados, municípios e da União no combate à pandemia e que não existe fato relevante para ser avaliado.

Desta vez Flávio Dino não curtiu a decisão do STF.