Apesar de decisões judiciais e de algumas rodadas de negociações entre os sindicatos dos Rodoviários e das Empresas de Transporte, São Luís chega nesta segunda-feira (25), no seu quinto dia de greve do transporte público.

Na parte da tarde desta segunda-feira, por volta das 15h, terá uma nova audiência de conciliação no Ministério Público do Trabalho no Maranhão.

Vale destacar que não só o Ministério Público do Trabalho, como também Tribunal Regional do Trabalho, tem tentado um acordo para dar fim a greve, mas até o momento as negociações, apesar de avançarem, ainda não chegaram a um veredito final.

Oa dois sindicatos afirmam que estão abertos para a negociação, mas não conseguem finalizar um acordo. Os rodoviários querem um aumento, já os empresários alegam que não estão podendo reajustar os salários e vantagens da categoria.

A Prefeitura de São Luís, que tem acompanhado e participado das audiências, através da Procuradoria Geral do Municípios chegou a propor um auxílio emergencial ao sistema de transporte público para pôr fim ao movimento grevista, mas a proposta foi rejeitada.

O certo é que o episódio demonstra claramente que o transporte público de São Luís não pode continuar sendo exclusivamente os ônibus, é preciso avançar mais e buscarmos novas soluções, para não vermos novamente um capital praticamente parada, já por cinco dias, enquanto dois sindicatos negociam.

É aguardar e conferir.