O deputado federal Pedro Lucas, nesta terça-feira (27), utilizou as redes sociais para cobrar uma celeridade de suas iniciativas para o combate ao câncer no Brasil.

O parlamentar maranhense se posicionou após um veto do presidente da República, Jair Bolsonaro, em projeto de lei que tornava obrigatória a cobertura pelos planos privados de saúde de tratamentos domiciliares de uso oral contra o câncer, inclusive de medicamentos para o controle de efeitos adversos relacionados ao tratamento.

Entre as justificativas para o veto esta o alto valor para cumprir o que específica o projeto de lei.

Diante desse impasse, Pedro Lucas pediu celeridade de um projeto seu de 2019 que consegue viabilizar recursos permanentes para a árdua luta de combate ao câncer.

Vale lembrar ainda que Pedro Lucas também é autor do projeto de lei 568/21, que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer, a fim de estabelecer princípios e objetivos gerais das políticas públicas de saúde; direitos fundamentais e deveres do paciente; e atendimento especial a crianças e adolescentes.

É aguardar e conferir, mas é necessário sim atenção ao combate a uma doença que já tirou a vida de milhares de brasileiros.