O município de Vitória do Mearim, a 178 km de São Luís, recebeu a visita do vice-governador Carlos Brandão, na quinta-feira (24), para inaugurar o Centro Educa Mais Estado do Espírito Santo. O local é uma das oito escolas inauguradas pelo Governo do Estado, que integram as ações do macroprograma Escola Digna.

Brandão falou da importância dos investimentos do governo estadual voltados para a educação, com reformas e construções, e destacou a parceria com o prefeito Nato da Nordestina.

“Uma data histórica para a educação do Maranhão. Só hoje, inauguramos oito escolas. Aproveitamos também para fazer uma parceria com o município de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria de Educação Municipal, para capacitar os professores, para que eles possam levar informação da área para os alunos. O prefeito Nato tem sido um grande parceiro para que a gente possa melhorar a educação e preparar os nossos jovens para o futuro”, afirmou Carlos Brandão.

O quadro de funcionários do Centro Educa Mais demonstrou entusiasmo com as adequações e melhorias estruturais, como a possibilidade de unificar teoria e prática, com o advento de novos laboratórios.

“Quando iniciei era uma escola regular, e o Centro Educa Mais veio para dar um suporte muito melhor para os nossos estudantes, porque com o laboratório a gente consegue unificar aquilo que a gente faz dentro da sala de aula e a prática, e a aprendizagem fica muito mais significativa”, disse a professora de matemática, Elizandra Souza.

“Em 2020, fomos contemplados com a modalidade de centro de ensino em tempo integral, hoje é o Centro Educa Mais. A reforma é uma consequência dessa contemplação, que consistiu em uma ampliação da estrutura da nossa escola e uma adequação para um modelo de centro de ensino de tempo integral”, explicou o gestor do Centro Educa Mais, Edu Souza.

Centro Educa Mais – Com 59 anos de existência, o Centro Educa Mais Estado do Espírito Santo, recebeu duas grandes reformas desde 2015, que incluiu as salas de aula e banheiros, além de receber novos laboratórios para as práticas de física, química, matemática e biologia, biblioteca; refeitório e cozinha industrial. Toda a readequação vai permitir que a escola funcione em tempo integral.

Maratoninha Maker – A agenda do vice-governador Carlos Brandão em Vitória do Mearim teve continuidade com a assinatura de um acordo de cooperação técnica para a realização do Maratoninha Maker – uma ação do Eixo Educação do Inova Maranhão, realizada desde 2019 pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O objeto é desenvolver habilidades de professores e alunos, promovendo capacitação na área de programação e robótica.

Participaram das solenidades, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles; o prefeito de Vitória do Mearim, Nato da Nordestina; e o deputado Hélio Soares.