Na tarde da segunda-feira, 21, o vereador Marcos Castro (PMN), esteve na sede da Associação Comercial do Maranhão, reunido com 42 artesãos e com o secretário de cultura do município, Marco Duailibe, debatendo uma série de pautas elencadas pela classe, em prol da retomada na comercialização do artesanato local. Também marcou presença na reunião, o presidente do Partido da Mobilização Nacional (PMN) no Maranhão e irmão do prefeito de São Luís, Fernando Braide.

Na oportunidade, a classe apresentou uma lista com sugestões de incentivo à produção e algumas demandas a priori urgentes, como o auxílio ao artesão, a retomada da comercialização; da Feirinha São Luís; ocupação das praças da capital; cursos e oficinas; e meios que incentivem a produção e venda.

Representando os artesãos, o Sr. Léo Lima destacou a importância da classe estar unida e dialogando constantemente para que as ideias sejam debatidas e as demandas sejam atendidas. “Precisamos nos planejar e conseguir elencar de forma consistente as nossas prioridades, até pra ter efeito o que estamos buscando”, enfatizou.

Para o secretário de Cultura, a reunião foi um ponto de partida para que exista entendimento e para que se possa buscar ações concretas, que beneficie a todos. “Hoje é o ponto de partida de algo que vai começar. Todas essas pautas, nós temos que transformar isso em realidade. Não só como secretário, mas como artista também, sei que há uma necessidade de reconhecer e valorizar a importância do trabalho de cada um, por isso, não medirei esforços para dialogar com o prefeito Eduardo e com o vereador Marcos Castro”, ressaltou Duailibe.

Já Marcos Castro destacou o diálogo prévio com a classe em seu gabinete e com o a Secretaria de Cultura (SECULT) como meio de buscar resolução das demandas urgentes, visto que a classe de artesãos é a 5ª mais afetada pela pandemia de Covid-19. “Hoje é dia e que vai ser lembrado por cada um que aqui está, quando pensarem que atualmente vocês têm representantes, pessoas que lutam e olham com carinho pro trabalho de vocês. Eu e o secretário vamos sentar com o prefeito Eduardo Braide – que sempre valorizou nossa cultura- para conseguir um espaço em São Luís, que seja disponibilizado para a comercialização do artesanato e as outras demandas que com cautela vamos discutindo e resolvendo”, prometeu o vereador.

Ao final da reunião, Marcos Castro distribuiu cestas básicas aos artesãos, como forma de auxiliar nesse momento delicado de enfrentamento à pandemia.