O jornalista Lauro Jardim, de O Globo, postou nesta terça-feira (15), que a Presidência da República afirmou que Jair Bolsonaro não tem que pagar pela multa recebida no Maranhão, quando da última visita ao estado, na cidade Açailândia.

Em maio, quando passou pela terceira vez pelo Maranhão, desde que e tornou presidente da República, Jair Bolsonaro, foi multado pelo Governo Flávio Dino por ter provocado aglomeração e não usar máscara no evento público.

O curioso é que Bolsonaro não era o único político no evento a estar sem máscara, mas foi o único multado. Além disso, já tivemos outros exemplos de aglomerações e sem a utilização da máscara, inclusive com gestores do próprio Governo Dino, e jamais se teve nenhuma informação de multa.

Segundo a postagem, dentro do prazo de 15 dias que tinha para se defender, mais precisamente no dia 4 de junho, a Secretaria-Geral da Presidência recomendou que o e-mail enviado pelas autoridades maranhenses com a autuação fosse devolvido com pedido de arquivamento.

Motivo: a autuação não teria “qualquer identificação fidedigna do seu emissor, que sequer consta assinatura digital na correspondência eletrônica”.

Mais: “a Presidência da República foi autorizada pelas autoridades administrativas pertinentes do estado do Maranhão a realizar o ato oficial, inclusive tais autoridades realizaram a segurança no local do evento”.

Neste momento, o departamento jurídico da Secretaria de Saúde do Maranhão está analisando que atitude tomar. Mas tudo indica que Bolsonaro não pagará qualquer multa.