Na manhã desta terça-feira (18), o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, em entrevista ao radialista Jorge Aragão, falou da situação do município diante do cenário pandêmico da covid-19.

Fábio Gentil destaca que a parceria entre o poder executivo e a população contribuiu para a diminuição do número de casos e óbitos pela doença em Caxias.

“O município de Caxias tem atuado em todos os aspectos, na seguinte condição de que é necessário que a população entenda que só se é capaz de vencer esse momento de pandemia se houver uma parceria e contribuição de todos Então a gente entrou através dos nossos decretos municipais com certas restrições. Fechamos bares, fizemos mini lockdowns em Caxias, fechamos o comércio como um todo, embora se sentisse a pancada política, essas ações nunca são boas, mas lá na frente a gente entende. E eu tenho dito na minha cidade e aonde quer que eu vá, eu negocio tudo, eu só não negocio a vida. E eu posso dizer mais de perto porque perdi duas pessoas, o pai e o irmão e nesse momento não há remédio, não há recurso financeiro, não há sexo, não estrutura nenhuma que possa resolver o problema. Hoje a gente percebe que a população tá entendendo que as medidas tomadas anteriormente com medidas restritivas ajudaram a ter o quadro que tem em Caxias hoje. Para você ter uma ideia, nossa retaguarda que são as enfermarias, nós não temos hoje nem 30% ocupado e nós chegamos a estar 100%, com fila de espera”, afirmou Gentil.

Sobre a vacinação contra a covid-19 em Caxias, o prefeito Fábio Gentil afirma que a taxa de aplicação de vacinas no município é de 90%, uma das maiores do estado. Ele ainda diz que tem feito esforços para conseguir mais doses junto aos poderes federal e estadual.

“Nós estamos tentando adquirir vacinas extras junto ao governo do estado e governo federal. Nós aprovamos uma lei municipal, conseguimos o recurso, infelizmente nós não estamos conseguindo adquirir a vacina. O que nós conseguimos foi um caminho junto à Rússia, da Sputinik, mas que a Anvisa não autorizou ainda a aquisição pelo governo brasileiro, pelos governos municipais e estaduais, mas estamos buscando. Mas a gente tem procurado aplicar toda vacina que chega com a grande estrutura que o município tem. Talvez o município de Caxias seja aquele que mais aplica. A gente recebe vacina em um dia e no outro dia já estão todas aplicadas com o sistema completo. Nós estamos em Caxias hoje com 90% das nossas vacinas aplicadas, embora no sistema só conta com 85%”, disse Fábio Gentil.

Clique aqui e ouça a entrevista completa do prefeito Fábio Gentil, que também descartou a possibilidade de deixar a Prefeitura de Caxias antes de concluir o seu mandato e disputar a eleição de 2022.