Nesta semana, a Polícia Federal realizou mais uma operação no Maranhão no sentido de coibir eventuais desvios de verbas, repassadas pelo Governo Federal, para o enfrentamento da Covid-19.

O problema é que a Operação Desatino, que alcançou a Prefeitura de Brejo, infelizmente não foi a primeira e, muito provavelmente, não será a última no Maranhão, no combate a desvio de verbas da Covid-19, neste ano de 2021.

Somente neste ano, ou seja, em apenas cinco meses, a Polícia Federal já deflagrou operação em cinco outros municípios maranhenses. Anteriormente, já tiveram a indesejada visita da Polícia Federal os municípios de Pinheiro, São Luís, Imperatriz e Pedreiras.

Brejo – Em Brejo, as investigações apontam possível superfaturamento num contrato de R$ 5,7 milhões para prestação de serviços médicos, em diversas especialidades. Desse total, segundo auditoria da CGU, R$ 1,9 milhão podem ter sido desviados do Fundo Municipal de Saúde (FMS).

De acordo com a PF, a empresa vencedora da licitação pertence a um médico que foi lotado no gabinete do prefeito de Brejo, Zé Farias (PDT), até fevereiro do ano passado.

Pelo visto, não faltou recursos do Governo Federal para estados e municípios no enfrentamento da Covid-19, o que faltou, pelo que tem sido dito pela Polícia Federal, foi a aplicação correta desses recursos por alguns gestores, afinal só no Maranhão, em 2021, já foram cinco operações em cinco municípios maranhenses, imaginem esse levantamento em todo o Brasil.