Inauguradas nesta quinta-feira,6, as novas instalações do Posto Avançado do Detran-MA em Rosário. O posto, que funciona em parceria com a Prefeitura de Rosário, já existe há mais de um ano, e, para garantir mais conforto e melhorar o atendimento aos cidadãos, conta agora com um novo prédio, mais amplo e estruturado para a prestação de serviços tanto para a população do município quanto de toda a Região do Munim. No total, o Detran conta com 12 Postos Avançados de atendimento no estado e 15 Ciretrans.

A solenidade contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela; do diretor geral do Detran-MA, Francisco Nagib; do prefeito de Rosário, José Nilton Calvet Filho; do diretor Operacional do Detran-MA, David Ximenes; da chefe do Posto Avançado do Detran-MA em Rosário, Juliana Alves dos Santos Sarmento; vereadores e autoridades civis e militares.

“É com muita alegria que entregamos à cidade de Rosário um Posto Avançado do Detran, para atender os cidadãos nas regularizações das atividades de trânsito, em uma parceria muito clara com o Município. É importante fazer isto porque motoristas e pedestres estão no mesmo espaço social e precisam compartilhá-lo com responsabilidade e segurança,  para que possamos evitar lesões e a tragédia social causada pelas mortes no trânsito. Para isso, estamos aqui, de braços dados, Governo do Estado e Município”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.

O diretor geral do Detran-MA, Francisco Nagib, destacou o projeto de aproximação do órgão com a população de todo o estado. “Hoje Rosário está em festa. Por determinação do governador Flávio Dino e do nosso secretário Jefferson Portela, quero dizer à população que o Governo do Estado está presente em sua cidade com muitos serviços, entre eles, o Detran, que agora, conta com esse Posto Avançado, ainda mais estruturado para a melhor prestação de serviços e com instalações que proporcionam maior conforto para os servidores e para os usuários, graças à parceria com a Prefeitura de Rosário. Nossa missão é aproximar cada vez mais o Detran da população. Estamos aqui para contribuir e dizer que é possível sim, estreitar, aproximar. Contem sempre com o Governo do Estado e com o Detran”, afirmou Francisco Nagib.

O prefeito Calvet Filho agradeceu a parceria e enfatizou a importância da aproximação do Governo à população. “Estamos muito felizes com a presença do secretário Jefferson Portela e do diretor Francisco Nagib. É uma honra para todos nós, porque estamos vendo a cada dia a aproximação do Governo do Estado, a sensibilidade do governador Flávio Dino em trabalhar por nossa população, fazendo com que nosso povo seja bem atendido, tenha conforto e comodidade e é isso que nós primamos, o bem-estar social de toda a população de Rosário”, disse ele.

Durante a solenidade foi assinado o Termo de Cooperação Técnica pelos gestores para oficialização da parceria entre o Detran-MA e a Prefeitura de Rosário,  que garante o funcionamento do Posto Avançado.

O Posto Avançado do DETRAN fica localizado na Praça Getúlio Vargas, no Centro e funciona das 8h às 14h, com serviços  relativos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ao veículo, com grande fluxo de atendimento da população de Rosário e dos demais municípios da Região do Munim.

Devido à pandemia, para evitar aglomerações, o atendimento está sendo realizado por senhas e cumprindo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, como uso de máscaras, distanciamento seguro entre as pessoas, higienização das mãos com álcool em gel e outros.