Diante da recente polêmica envolvendo os professores da rede privada de São Luís, o senador maranhense Roberto Rocha decidiu questionar o papel do Governo Flávio Dino no Plano Nacional de Imunização (PNI).

O senador maranhense afirma que cada ente tem o seu papel bem definido no PNI, mas entende que o Governo Flávio Dino esteja extrapolando as suas funções.

“No Brasil, o Plano Nacional de Imunização contra a COVID-19 deixa clara a responsabilidade de cada esfera de governo: a União adquire as vacinas, os Estados as distribuem e os Municípios realizam a vacinação. No entanto, no Maranhão, há fortes indícios de que o Governo do Estado vem retendo e aplicando diretamente parte das doses enviadas pelo Governo Federal, que deveriam ser repassadas aos municípios maranhenses”, afirmou.

Roberto Rocha assegurou ainda que apresentará requerimento a Secretaria de Saúde para saber quantas doses foram aplicadas sem a participação das prefeituras e levará o caso para o Ministério da Saúde.

“Diante desse absurdo, apresentarei imediatamente Requerimento ao secretário de Estado da Saúde – que preside o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), para que informe quantas doses foram aplicadas pelo Governo do Estado sem o envolvimento das prefeituras, bem como a quantidade de doses entregues a cada município e quais os critérios utilizados para a distribuição. Levarei o caso também ao conhecimento do Ministério da Saúde e das demais autoridades federais competentes”, destacou.

Vale lembrar que o Governo Dino decidiu, por conta própria, vacinar os servidores do setor de Segurança na esfera estadual e federal, bem como também decidiu vacinar os professores e servidores da educação da rede estadual de São Luís.

Agora a nova polêmica está em torno dos professores da rede privada. Teria ficado acertado que a Prefeitura de São Luís vacinaria os servidores da educação da rede municipal e privada, mas o Governo Flávio Dino só disponibilizou cerca 1.200 doses, quantidade suficiente para imunizar apenas os servidores da educação da rede pública municipal.

A Prefeitura de São Luís tem afirmado que espera receber mais doses para agendar a vacinação dos servidores das escolas particulares, mas agora é o Governo Flávio Dino que pretende fazer tal vacinação.

“Politicagem com a vacina, NÃO!”, finalizou Roberto Rocha.

Agora é aguardar e conferir, mas é impressionante como nem o fato do Maranhão ter ultrapassado a marca 7 mil óbitos, seja suficiente para que alguns políticos deixam a politicagem de lado.