O prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, e a secretária de Agricultura, Cristyane Artioli, estiveram na capital maranhense em busca de mais recursos para serem aplicados no desenvolvimento da agricultura familiar em nosso município.

Em reunião com o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, foram protocolados na SAF dois projetos que vão beneficiar as quebradeiras de babaçu. Esta é a primeira vez que a Prefeitura de Santa Inês valoriza as famílias que tem o extrativismo de babaçu como fonte de renda.

“Em parceria com a SAF e associações, o município vai comprar os subprodutos, como azeite, óleo, mesocarpo, biscoito, bolo, tudo derivado do babaçu. Esse material será ofertado para as prefeituras através do Cras – Centro de Referência de Assistência Social. O destino final serão as famílias em situação de vulnerabilidade e baixa condição social”, Cristyane Artioli.

Enquanto o projeto não se concretize e impulsione a produção das quebradeiras de babaçu, a Secretaria continua atuando para o desenvolvimento do setor no município. Depois de ações como aração de 104 hectares de terra para os produtores de Santa Inês, distribuição de 100 mil alevinos e treinamento sobre piscicultura, distribuição de 2 toneladas de sementes de milho, agora a Prefeitura se prepara para realizar projeto de irrigação.

Por meio de parceria com o Governo do Estado, a prefeitura vai doar kits de irrigação para os produtores para que possam manter a produção em alta no período de estiagem, que se aproxima. A Secretaria de Agricultura já faz um mapeamento e estudo sobre a necessidade dos produtores.

“Nossa agricultura tem muito potencial. Nós percebemos que dando suporte técnico e estrutural para eles, temos grandes chances de tornar Santa Inês em um grande polo agrícola”, afirmou Felipe dos Pneus.