Ficou muito estranha uma postagem feita pelo secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, nas redes sociais, um dia depois do governador Flávio Dino ter flexibilizado as medidas restritivas em todo o Estado.

Dino, na última sexta-feira (26), flexibilizou as medidas restritivas, liberando escolas, faculdades, bares e restaurantes para o atendimento presencial. A liberação do governador passou a impressão que os números da Covid-19 melhoraram no Maranhão, após três semanas de medidas mais restritivas, afinal do contrário não diminuiria as medidas.

O estranho é que um dia depois, no sábado (27), Carlos Lula foi abordar os terríveis números de óbitos no Brasil. O secretário, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, lamentou a quantidade de mortes e previu uma semana, essa que iniciamos hoje, ainda mais terrível. Veja abaixo.

Ou seja, se os números teoricamente melhoraram no Maranhão, no restante do Brasil, para Carlos Lula, o cenário é de “desastre”.

Sendo assim, ou o Maranhão é um ponto fora da curva do restante do Brasil, ou Flávio Dino flexibilizou as medidas restritivas por pressão dos segmentos que estavam praticamente paralisados.

É aguardar e conferir, mas o entendimento de Carlos Lula parece diferente do de Flávio Dino.