O prefeito Eduardo Braide acompanhou o início do serviço de transporte coletivo ‘Rapidão São Luís’, na manhã desta sexta-feira (5). Saindo do Terminal de Integração Praia Grande até o Terminal Cohama/ Vinhais, o percurso foi feito em apenas 27 minutos.

“Começou hoje o serviço Rapidão São Luís, com ônibus articulados que vão de terminal para terminal, em novas rotas e menos paradas. Com isso, a população diminuirá até a metade do tempo para se deslocar pela cidade, chegando mais rápido em sua casa ou local de trabalho. Este é um serviço que veio para ficar e que será aprimorado de acordo com as necessidades da população”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O prefeito Eduardo Braide acompanhou a viagem de volta da linha Linha Terminal Cohama/Terminal Praia Grande. O veículo saiu às 9h24min da Praia Grande e chegou às 9h50min na Cohama. O percurso foi pela Rua das Cajazeiras, Camboa, Ponte Bandeira Tribuzzi, Avenida Carlos Cunha, Avenida dos Holandeses e Avenida Daniel de La Touche.

A doméstica Joyce Regina Costa Silva, que estava na viagem do ‘Rapidão São Luís’, aprovou a iniciativa. A doméstica mora no bairro Rio dos Cachorros, Zona Rural, e levava cerca de 2h para chegar ao Vinhais, onde trabalha. “Era muito difícil para a gente que mora ali. Eram quase duas horas para chegar na casa da minha patroa. Agora vai melhorar muito para a gente, tendo um ônibus direto de um terminal para o outro”, reforçou.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), atualmente as linhas que fazem o trajeto entre os terminais de integração Distrito Industrial e Praia Grande levam cerca de 180 minutos para fazer as viagens de ida e volta. Com o “Rapidão São Luís”, este tempo cairá para, no máximo, 60 minutos.

Serviço – Inicialmente o “Rapidão São Luís” conta com três linhas exclusivas que saem dos terminais de integração Distrito Industrial, Cohama e São Cristóvão, que farão oito viagens diárias, quatro pela manhã e quatro à tarde, com intervalo de, no máximo, 40 minutos entre elas. As linhas fazem trajetos diferentes nas viagens de ida e volta para garantir maior acesso dos usuários a diferentes áreas da cidade.

O secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro, afirmou que haverá monitoramento do serviço para que ele seja aprimorado e ampliado. “Faremos o monitoramento diário da demanda para que possam ser feitos os ajustes necessários quanto a horários e rotas, de acordo com as necessidades da população. Estamos começando com seis ônibus, mas a meta é colocar todos os 20 ônibus articulados que fazem parte da nossa frota para a atender à população por meio deste serviço”, explicou.

O serviço ‘Rapidão São Luís’ manterá o benefício do Bilhete Único entre as linhas nos horários de circulação diária. Desse modo, se o passageiro usar o benefício em uma linha convencional e pegar o Rapidão, o tempo do bilhete não sofrerá alterações. O mesmo vale para quem faz o transbordo das linhas do ‘Rapidão São Luís’ e vai usar uma linha convencional. O novo serviço será monitorado pelo Centro de Controle de Operações (CCO) com a equipe técnica para o devido acompanhamento diário e os devidos ajustes futuros.

“O ‘Rapidão São Luís’ veio para melhorar a vida das pessoas, sem qualquer custo a mais para os passageiros e para a Prefeitura. É com soluções inteligentes que estamos transformando a nossa cidade”, concluiu o prefeito Eduardo Braide. Veja abaixo as rotas do Rapidão São Luís.

Linha Terminal Cohama/Terminal Praia Grande

– Ida: Daniel de La Touche, Avenida dos Holandeses, Avenida Castelo Branco-Terminal Praia Grande;

– Volta: Rua das Cajazeiras, Camboa, Ponte Bandeira Tribuzzi, Avenida Carlos Cunha, Avenida dos Holandeses, Avenida Daniel de La Touche;

Linha Terminal São Cristóvão/Terminal Praia Grande

– Ida: Avenida Jerônimo de Albuquerque, Terminal da Cohab, Avenida Jerônimo de Albuquerque, Terminal da Cohama, Avenida Jerônimo de Albuquerque, Avenida Colares Moreira, Avenida Castelo Branco, Terminal da Praia Grande;

– Volta: Avenida dos Franceses, Rodoviária, Avenida Guajajaras, Terminal do São Cristóvão;

Linha Terminal Distrito Industrial/Terminal Praia Grande

– Ida: BR 135, Avenida dos Franceses, Monte Castelo, Praça Deodoro, Terminal Praia Grande;

 – Volta: Avenida dos Africanos, Franceses, BR 135, Terminal do Distrito.