Pelo menos dois dos 18 deputados federais do Maranhão – Pedro Lucas e Gil Cutrim – estão em busca de novos partidos para disputarem as eleições de 2022.

Pedro Lucas perdeu recentemente o comando do PTB no Maranhão, que passou a ser comandado pela deputada estadual Mical Damasceno. Já Gil Cutrim, ao lado de outros pedetistas, foi suspenso da legenda.

As duas situações foram ocasionadas pelo fato dos deputados maranhenses terem se posicionado contra uma orientação dos seus respectivos partidos, diante de uma votação na Câmara Federal, em momentos distintos.

Os dois parlamentares tem dialogado bastante e devem anunciar ainda nesse primeiro semestre qual caminho devem seguir. O PSL foi um partido que ambos já conversaram, mas ainda não “bateram o martelo”.

Monocular – Coincidentemente, Pedro Lucas e Gil Cutrim comemoram nas redes sociais a aprovação, na Câmara Federal, do projeto que reconheceu a luta das pessoas com visão monocular.

A PL 1615/2019, que classifica a doença como deficiência visual e assegura com a pessoa que enxerga com apenas um olho os mesmos benefícios das demais pessoas com deficiência, teve o apoio incondicional dos dois deputados maranhenses.

“Vitória! Aprovamos o PL1615/219, que classifica a doença visão monocular como deficiência sensorial. Projeto este que me empenhei para que fosse votado e que dará mais condições de saúde e tratamento aos monoculares.”, afirmou Gil Cutrim.

Já Pedro Lucas além de comemorar, fez questão de lembrar que apresentou um requerimento para que o projeto fosse apreciado mais rapidamente.

“Vitória! Foi aprovado o Projeto de Lei 1615/19, que classifica pessoa com visão monocular como portador de deficiência visual. Em novembro, apresentei um requerimento para acelerar a análise do projeto na Câmara dos Deputados”, afirmou Pedro Lucas.