Parece piada, mas infelizmente não é. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) informou que o processo seletivo para ingresso aos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio para o ano de 2021 será realizado por meio de Sorteio Público Eletrônico, em edital a ser publicado durante o mês de dezembro.

O IFMA justificativa tal medida, que apenas acaba expondo uma incompetência, por conta do momento de excepcionalidade, em função da Pandemia da COVID-19, e a necessidade de se buscar uma alternativa que garanta as oportunidades de acesso aos cursos técnicos e que se observe a preservação da saúde de candidatos, colaboradores e servidores, que se impõe de forma premente neste momento.

O curioso é que o Governo Federal irá realizar, não só no Maranhão, mas em todo o Brasil, o ENEM (Exame Nacional de Ensino), que abrigará um número infinitamente maior de candidatos do que o processo seletivo do IFMA.

Não tem como aceitar tal decisão que trocará no processo seletivo a meritocracia pela sorte, absurdo tal iniciativa. Imaginem um estudante totalmente preparado, que estudou para o seletivo, que sempre tirou notas boas e com sonho de ingressar no IFMA, pode não conseguir por falta de sorte.

Lamentável….