O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), sofreu mais uma derrota na tentativa de nacionalizar a disputa eleitoral na capital maranhense, entre os candidatos Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos).

Tanto o comunista, quanto a campanha de Duarte Júnior, que reclamou de ser alvo dessa Fake News, tentam fazer ilação entre a candidatura de Braide e o presidente da República, Jair Bolsonaro.

No entanto, curiosamente, coube ao PT, o mais independente, não o subserviente ao Palácio dos Leões, por uma pá de cal na tentativa de Flávio Dino e da campanha de Duarte Júnior.

Duas alas do PT no Maranhão oficializaram apoio a candidatura de Braide. O primeiro grupo a confirmar apoio foi o de Eri Castro, que esteve no comitê do candidato declarando que marchará com ele no 2º Turno.

Outro apoio de fundamental importância para enterrar a Fake News foi o apoio da maior corrente do PT, a CNB – Construindo um Novo Brasil.

A CNB, que tem a frente o deputado estadual Zé Inácio, fez um comunicado destacando a postura de independência de Eduardo Braide com relação ao Governo Bolsonaro.

“Tendo votado contrariamente à orientação do governo Bolsonaro em temas importantes como a Reforma da Previdência, o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, MP da flexibilização das regras trabalhistas durante a pandemia e o Novo FUNDEB”.

O comunicado ainda ressaltou o atrelamento de Duarte Júnior com o presidente Jair Bolsonaro, fazendo referência a uma declaração do próprio Duarte quando se filiou no Republicanos.

“O candidato Duarte Júnior, que abandonou as fileiras do PCdoB para se filiar ao partido dos filhos de Bolsonaro (Republicanos), já fez declaração pública – como se fosse motivo de orgulho – de que integra o partido da base aliada de Jair Bolsonaro, usando tal discurso como meio de conquistar apoio político e votos”, diz o comunicado, se referindo ao vídeo abaixo, que parece não ter sido assistido pelo governador Flávio Dino.

Veja abaixo a Nota na íntegra da CNB do PT, confirmando apoio a Braide no 2º Turno e ainda justificando a decisão.

RESOLUÇÃO DA CNB-MA SOBRE O SEGUNDO TURNO EM SÃO LUÍS

O segundo turno das eleições de São Luís exige das forças do campo democrático e popular uma profunda reflexão acerca da conjuntura que se desenhou no pleito da capital.

Finalizado o primeiro turno em 15 de novembro, têm-se na disputa eleitoral do segundo turno dois candidatos que integram partidos da base aliada do governo federal: Eduardo Braide e Duarte Júnior.
Braide é do Podemos e Duarte é do Republicanos. Ambos os partidos não possuem alinhamento ideológico com o PT ou com o campo democrático-popular.

Ao analisar meticulosamente quem apoiar neste segundo turno, o PT e as demais forças de esquerda devem considerar que não se trata de uma opção meramente ideológica, posto que ambos os candidatos não possuem afinidade política com o campo democrático-popular.

O candidato Duarte Júnior, que abandonou as fileiras do PCdoB para se filiar ao partido dos filhos de Bolsonaro (Republicanos), já fez declaração pública – como se fosse motivo de orgulho – de que integra o partido da base aliada de Jair Bolsonaro, usando tal discurso como meio de conquistar apoio político e votos. Outrossim, o candidato Duarte desferiu recentemente ataques ao então candidato do PCdoB à prefeitura, Rubens, e à militância do partido, fazendo insinuações pejorativas e referendando uma posição antipartidária de negação da política.

É importante destacar também que o candidato Eduardo Braide tem adotado uma posição independente na Câmara dos Deputados, tendo votado contrariamente à orientação do governo Bolsonaro em temas importantes como a Reforma da Previdência, o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, MP da flexibilização das regras trabalhistas durante a pandemia e o Novo FUNDEB, matérias em que Eduardo Braide se posicionou da mesma forma que a bancada do PT.

A análise sobre o segundo turno deve ser político-eleitoral, com o fito de buscar concretizar um modelo de gestão que seja capaz de desenvolver São Luís e garantir melhorias para a nossa população, sobretudo a mais pobre.

No que se refere à política de alianças, o Podemos em Recife já declarou apoio à candidata Marília Arraes, do PT, no segundo turno, o que reforça a tese de que esse novo momento eleitoral reúne forças e projetos opostos em torno de uma causa maior, que é o desenvolvimento e o bem-estar das cidades e do seu povo.

É legítimo que o PT, seus militantes e lideranças, ou qualquer partido progressista, façam a opção política de apoiar qualquer dos candidatos a prefeito de São Luís, visto que não se trata de uma disputa com a presença de figuras que representam o campo popular e democrático que a esquerda integra.

Cumpre destacar, desde já, o compromisso da CNB – Maranhão com o Governador do Estado, e o projeto que ele representa para a esquerda brasileira, motivo pelo qual ressaltamos o nosso total apoio ao futuro candidato de Flávio Dino ao governo do Maranhão, por entender que é preciso dar continuidade ao ciclo de avanços e conquistas que transformaram a vida do povo maranhense e garantiram mais dignidade aos mais pobres através do Governo Dino.

Diante deste cenário, a CNB Maranhão DECIDE declarar apoio ao candidato Eduardo Braide (Podemos) neste segundo turno, por acreditar que ele é o mais preparado para gerir São Luís e garantir melhores condições de vida para a população, e, principalmente, por ter assumido o compromisso de efetivar políticas que dialogam diretamente com o modo petista de governar, tendo como princípios basilares a luta contra as desigualdades e a defesa da justiça social.

Pronto, definitivamente é uma pá de cal na tentativa frustrada e mentirosa de Flávio Dino e da campanha de Duarte Júnior em nacionalizar a disputa eleitoral em São Luís, melhor para Braide é que foi o próprio PT quem pôs fim a Fake News.