Apesar de alguns insistirem em agir como se não estivéssemos em uma pandemia, a preocupação com a chegada de uma segunda onda da Covid-19 segue aumentando.

Os hospitais e os profissionais de saúde já começam a sentir de perto o temor de reviver momentos terríveis, quando do auge da doença.

Segundo levantamento semanal feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde, a partir de registros oficiais de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), incluindo a covid-19, existem relatos e dados oficiais de hospitais públicos e privados lotados em diversas regiões do país, a exemplo de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e São Luís, capital maranhense.

Além disso, a Fiocruz afirma que a taxa de contágio da Covid-19 está acima de 1 em pelo menos 20 Estados do país. De acordo com esse levantamento semanal, existem 15 Estados com tendência moderada ou forte de alta de casos, que são: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Para a Fiocruz são dez as capitais com tendência de alta: Belo Horizonte, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Natal, Palmas, Rio Branco, São Luís, Vitória e região central do Distrito Federal.

É importante destacar que esses dados levam em conta a situação de 8 a 14 de novembro, ou seja, a semana passada.