A Secretaria de Saúde do Maranhão, através de Nota, confirmou que não vai se manifestar sobre a polêmica envolvendo o suposto resultado do LACEN, do candidato a Prefeitura de São Luís, Duarte Júnior (Republicanos).

No início da noite de quarta-feira (11), foi distribuído em redes sociais um exame do LACEN, do dia 05 de novembro, cujo o resultado teria saído no dia 06, confirmando a infecção de Duarte.

Os adversários o acusam de ter feito campanha contaminado, expondo pessoas a doença e cometido um crime de saúde pública. Duarte tem negado a informação e assegurado que jamais fez exame no LACEN.

Mesmo diante da polêmica, que ultrapassa as esferas eleitorais, a Secretaria de Saúde afirmou que não vai se posicionar. Veja abaixo a Nota.

Sobre a polêmica envolvendo exames do deputado estadual Duarte Júnior, esclarecemos que cabe à Secretaria de Estado da Saúde (SES) zelar pelo direito à privacidade dos cidadãos e cidadãs, assegurado pela Constituição Federal.

Desde o início da pandemia do coronavírus, com centenas de milhares de exames realizados, a SES jamais se manifestou sobre qualquer paciente individualmente, conduta essa que será mantida.

Assim, a princípio, cabe exclusivamente ao citado deputado prestar as informações que entender cabíveis sobre seu estado de saúde.

Sendo assim, o suspense seguirá e a polêmica também.

Resta saber quem se beneficiará mais com essa decisão da Secretaria de Saúde??? Já que quem perderá, isso está definido, pois será o eleitor, principalmente aquele que teve contato com o candidato Duarte Júnior, que ficará sem saber em quem acreditar.