Durante a visita ao Maranhão do presidente da República, Jair Bolsonaro, a maior polêmica envolveu uma piada, que para muitos, consideraram homofóbica e preconceituosa, sobre o Guaraná Jesus.

Após beber o Guaraná Jesus, uma tradição genuína do Maranhão, o presidente da República emendou: “Agora eu virei boiola. Igual maranhense, é isso?”, disse o presidente entre risos. “Guaraná cor-de-rosa do Maranhão aí, quem toma esse guaraná aqui vira maranhense”, emendou depois Bolsonaro, mostrando a bebida.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, não gostou e chegou a dizer que vai processar Bolsonaro (reveja). Por conta dessa repercussão, o senador maranhense, Roberto Rocha, tentou explicar a polêmcia. Veja abaixo.

Na noite de quinta-feira, durante a live que realiza semanalmente, Bolsonaro voltou ao assunto, mas sem responder as críticas que recebeu. O presidente da República voltou a fazer piada sobre o assunto e garantiu que seguirá bebendo o Guaraná Jesus e se desculpou pela situação.

“Se alguém se ofendeu, me desculpa, eu fiz uma brincadeira com a cor do guaraná Jesus, que é cor-de-rosa. E a brincadeira que eu fiz não foi para a televisão, eu estava falando com um cara lá. Falei uns troços, e divulgaram como se eu estivesse ofendendo o pessoal do Maranhão. A maldade está aí”, declarou.