Nova pesquisa Escutec, divulgada nesta quinta-feira (29), confirma um cenário ainda de indefinição no pleito eleitoral na capital maranhense.

Apesar do cenário ainda indefinido, o levantamento reafirma liderança tranquila do candidato do Podemos, Eduardo Braide, que mantém chances de vencer no 1º Turno e Duarte Júnior (Republicanos) segue na segunda colocação, sendo o melhor nome do grupo político do governador Flávio Dino (PCdoB).

No levantamento, Braide surge com 40%, depois aparece Duarte com 19% e na terceira posição Neto Evangelista (DEM) com 15%, somente os três chegaram a dois dígitos.

Na sequência aparecem: Rubens Júnior, candidato do PCdoB, tem 8%, Bira do Pindaré (PSB) aparece com 3% e Jeisael Marx (Rede) e Yglésio Moyses (Pros) obtiveram 2% cada. Franklin Douglas (PSOL), Hertz Dias (PSTU) e Silvio Antônio (PRTB) somaram 1%.

Votos válidos – Considerando somente os votos válidos, a disputa em São Luís fica assim: Braide tem 45%, Duarte Júnior, 21%, Neto Evangelista, 17%, e Rubens Júnior fica com 9%. Bira do Pindaré, Jeisael Marx, Yglésio Moyses, Franklin Douglas, Hertz Dias e Silvio Antônio mantêm os mesmo percentuais da pesquisa estimulada.

Rejeição – Quando o eleitor foi questionado sobre em quem não votaria de forma alguma, aparece em primeiro na questão da rejeição Bira do Pindaré. Ele tem 22% de rejeição. Em seguida aparece Eduardo Braide com 15% e Duarte Júnior e Neto Evangelista com 10% cada. Rubens Júnior tem 9% de rejeição, Jeisael Marx (8%), Yglésio Moyses (5%) Sílvio Antônio (3%) e Hertz Dias e Franklin Douglas aparecem com 2% de rejeição cada um. Nenhum dos candidatos somou 6% e não sabe ou não respondeu, 8%.

Segundo turno – Foram também simulados cenários para uma possível disputa de segundo turno. Na primeira, o cenário mostra a disputa entre Eduardo Braide e Duarte Júnior. Nela, o primeiro tem 52% contra 34% do republicano. O segundo cenário mostra a disputa eleitoral entre Braide e Neto Evangelista. O candidato do Podemos tem 54% contra 28% de seu concorrente.

Ou seja, pela pesquisa Escutec, Braide será o novo prefeito de São Luís, restando saber se vencerá no primeiro ou segundo turno.

A pesquisa Escutec/O Estado ouviu 1 mil eleitores de São Luís nos dias 26 a 28 deste mês. O registro na Justiça Eleitoral é MA 07221/2020 e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 90%