É bem verdade que não só a pesquisa Escutec, como o levantamento de outros quatros institutos – IBOPE, Econométrica, Prever e DataIlha – apontaram vitória do candidato do Podemos, Eduardo Braide no 1º Turno, mas apesar disso, a Escutec divulgou eventuais confrontos de 2º Turno.

A pesquisa publicizou os confrontos envolvendo os candidatos Eduardo Braide contra Duarte Júnior (Republicanos) e Braide contra Neto Evangelista (DEM). Nas duas situações, Braide venceria e seria eleito prefeito de São Luís.

O detalhe é que, mais uma vez, fica comprovado no levantamento que o deputado estadual Duarte Júnior é o melhor nome do grupo político do governador Flávio Dino (PCdoB) na disputa eleitoral em São Luís.

Além de ser sempre o segundo colocado nas pesquisas, atrás apenas do líder Eduardo Braide, Duarte também teve o desempenho bem superior a Neto Evangelista nos confrontos de 2º Turno.

No embate entre Braide e Duarte, a vantagem seria de 53% contra 28%, ou seja, de 25% pontos percentuais. Já no confronto para Braide e Neto, a vantagem seria bem maior, 55% contra 20%, ou seja de 35%.

A pesquisa Escutec confirma dois cenários: o primeiro é que Braide será eleito prefeito de São Luís, no 1º ou, na pior das hipóteses, em 2º Turno. O segundo é que Duarte segue sendo disparado o nome mais viável do grupo de Flávio Dino para enfrentamento contra Braide.

É aguardar e conferir.