Definitivamente o momento é amplamente favorável para o candidato do Podemos a Prefeitura de São Luís, o deputado federal Eduardo Braide.

Nesta terça-feira (06), o instituto DataIlha divulgou pesquisa sobre o cenário político na capital maranhense e assim como outros três institutos – IBOPE, Econométrica e Prever – também assegurou que Braide venceria a disputa pela Prefeitura de São Luís no primeiro turno.

Contratado pela TV Band, a DataIlha apontou que Eduardo Braide seria votado por 44,4%, seguido por Duarte Júnior (Republicanos) com 10,8%, os dois únicos com dois dígitos. Na sequência aparecem Neto Evangelista com 8,5%; Rubens Júnior 7,1%; Bira do Pindaré 3,8%; Jeisael Marx 3,4%; Yglésio Moyses 1,4%; Carlos Madeira 0,7%; Hertz Dias 0,4%; Silvio Antônio 0,4% e Franklin Douglas 0%. Brancos e nulos somam 7,5% e não sabem ou não responderam 11,6%.

Válidos – Se levarmos em conta apenas os votos válidos, tirando nulos e brancos, Eduardo Braide venceria no primeiro turno com 54,8% dos votos válidos. O segundo colocado nesse critério seria Duarte Júnior com 13,35%.

A pesquisa DataIlha entrevistou 1080 pessoas, entre os dias 01 e 03 de outubro. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob número MA-09163/2020.

Vale destacar que a pesquisa DataIlha é o quarto instituto seguido que aponta vitória de Braide no primeiro turno. O IBOPE, no dia 21 de setembro, afirmou que Braide teria 51% dos votos válidos, depois no dia 30 de setembro foi a pesquisa Econométrica que apontou vitória com 55,7% e o terceiro instituto foi o Prever que afirmou que Braide venceria no primeiro turno com 55,4% dos votos válidos.

É aguardar e conferir, mas que o momento de Braide é excelente, isso é, e nem os adversários contestam isso.