Além de apontar uma vitória ainda no 1º Turno do candidato do Podemos a Prefeitura de São Luís, Eduardo Braide, algo que outros levantamentos apontaram, também chamou a atenção na pesquisa Econométrica o desempenho do candidato Rubens Júnior (PCdoB).

O candidato comunista em todos os demais levantamentos já realizados não conseguia ultrapassar de 2%, mas de repente, sem nenhum novo fato preponderante, Rubens Júnior surgiu com 6%, na quarta colocação.

Para os adversários, os números de Rubens Júnior foram inflados e que novas pesquisas não irão apresentar tal cenário.

Já para os aliados, a explicação seria o início da campanha eleitoral. Um assecla mais empolgado chegou a afirmar que “com somente três dias de campanha Rubens Júnior deu um salto incrível e é só o começo”.

O problema é que não informaram ao empolgado que a pesquisa Econométrica, como este Blog destacou anteriormente, foi feita antes mesmo de ser publicada. O levantamento foi feito entre os dias 20 e 22, ou seja, dias antes da campanha ser iniciada. Para quem esqueceu, a campanha só foi iniciada no último domingo, dia 27 de setembro.

Sendo assim, essa justificativa parece não se sustentar. Para dirimir quaisquer dúvida, é melhor aguardar os próximos levantamentos.

Copiando ??? – Membros da equipe do deputado estadual Duarte Júnior, candidato do Republicanos, reclamaram do fato de que Rubens Júnior teria copiado a maneira de Duarte de fazer campanha.

Na quarta-feira (30), após os dados da pesquisa Econométrica, Rubens Júnior, acompanhado do seu candidato a vice, Honorato Fernandes, esteve pessoalmente panfletando suas propostas nas ruas da capital.

No entanto, alguns assessores de Duarte fizeram questão de lembrar que teria sido o próprio candidato do Republicanos, em 2018, que teve essa iniciativa. Duarte foi para as ruas não só para panfletar suas propostas, como também voltou para agradecer o voto e a sua consequente eleição para a Assembleia Legislativa.