A pesquisa Econométrica desta quarta-feira (30), assim como a pesquisa IBOPE, apontou vitória do candidato do Podemos, Eduardo Braide, ainda no 1º Turno das eleições de São Luís.

No novo levantamento, Braide aparece com 55,7% das intenções de votos válidos, mas essa vantagem, que é muito grande para uma disputa com tantos candidatos, pode ser ainda maior.

É que a pesquisa Econométrica, quando foi realizada, ainda contabilizou o cenário eleitoral com 12 candidatos, ou seja, o nome do deputado estadual Adriano Sarney (PV) ainda estava entre os postulantes a Prefeitura de São Luís e apareceu ainda com 2,6% das intenções de votos.

Só que como este Blog já analisou, a tendência é que a maioria dos votos de Adriano, acabem migrando até naturalmente para Eduardo Braide, uma vez que ambos não estão no grupo político do governador Flávio Dino, ao contrário, fazem oposição a gestão comunista e ao seu grupo, comandando a Prefeitura de São Luís por cerca de 40 anos.

Também tem aqueles que, com a saída de Adriano, podem se sentir órfãos de candidatos e anulem o voto. A atitude também acabará indiretamente beneficiando Eduardo Braide, já que aumenta o seu percentual de votos válidos.

Sendo assim, de uma forma ou de outra, a saída de Adriano acabará beneficiando Braide e este percentual de 55,7% dos votos válidos encontrado na pesquisa Econométrica, deve ser ainda maior.