Apesar de alguns ainda negarem, é o próprio governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), com seus gestos diários, que tem reforçado a tese de um “consórcio” de candidatos para a disputa pela Prefeitura de São Luís.

Ao contrário do presidente da República, Jair Bolsonaro, que decidiu não participar das eleições municipais no primeiro turno, o comunista tem se empenhado e gravado vários vídeos para eleitores de alguns municípios maranhenses, no intuito de ajudar seus candidatos nas disputas majoritárias.

No entanto, Flávio Dino, mesmo o PCdoB tendo candidatura própria em São Luís, segue num silêncio sepulcral sobre a disputa eleitoral na capital maranhense.

Dos atuais 11 candidatos a Prefeitura de São Luís, apenas três – Eduardo Braide (Podemos), Hertz Dias (PSTU) e Franklin Douglas (PSOL) – não possuem qualquer tipo de vínculo com o grupo político comandado por Flávio Dino.

Ou seja, a postura silenciosa adotada por Flávio Dino, apesar da “forçação de barra” do candidato do PCdoB, Rubens Júnior, segue reforçando a tese de um consórcio, com intuito de evitar a vitória de Eduardo Braide no primeiro turno e não perder o controle da Prefeitura de São Luís, algo que já acontece por cerca de 40 anos.

Os fatos e gestos de Flávio Dino falam por si, apesar de alguns ainda negarem.