A disputa pela Prefeitura de São Luís ganhou, neste domingo (27), um novo cenário com a desistência do deputado Adriano Sarney (PV). Pelos números da última pesquisa IBOPE, o candidato Eduardo Braide tem, consolidados, 51,19% dos votos válidos. Com a redução no número de concorrentes, deve confirmar sua vitória no primeiro turno.

De acordo com a pesquisa IBOPE, Adriano Sarney tinha a preferência de 4% do eleitorado de São Luís. Deputado de oposição, ele não figura entre os candidatos que são do grupo político do governador Flávio Dino. Por isso, o caminho natural dos seus eleitores é o voto em um candidato que não esteja nesse grupo, ainda que não haja o apoio formal do agora ex-candidato Adriano, que tende a ficar neutro na disputa.

Somados, todos os outros 11 candidatos a prefeitos de São Luís alcançaram 36% dos votos levantados pelo IBOPE, contra os 43% obtidos por Eduardo Braide. Um resultado que já apontava para vitória em primeiro turno do líder nas pesquisas, e agora pode ser consolidado pela desistência de Adriano.

É aguardar e conferir.