Ao que parece, dificilmente deveremos ter um debate entre todos os 12 candidatos para a Prefeitura de São Luís, neste ano de 2020. A mais nova polêmica envolve o debate que a TV Difusora quer promover.

O problema é que a emissora utilizou um critério, ainda desconhecido, que parece ter escolhido “a dedo” os candidatos que irão participar do debate. De acordo com as informações, oito candidatos – Eduardo Braide (Podemos), Duarte Júnior (Republicanos), Neto Evangelista (Democratas), Bira do Pindaré (PSB), Rubens Júnior (PCdoB), Yglesio Moises (PROS), Carlos Madeira (Solidariedade) e Jeisael Marx (Rede) – participariam do debate.

No entanto, não ficou nada claro qual o critério para definir quais seriam os participantes, uma vez que deixaram candidatos com representatividade no Congresso Nacional e mais bem colocados nas pesquisas eleitorais de fora do debate.

Por conta dessa situação esdrúxula, o candidato do PSOL, jornalista Franklin Douglas, reclamou bastante nas redes sociais e promete judicializar o evento. Franklin Douglas ainda cutucou o senador Weverton Rocha (PDT) e o candidato do DEM, Neto Evangelista.

Além de Franklin Douglas, Adriano Sarney (PV), Silvio Antônio (PRTB) e Hertz Dias (PSTU) foram excluídos dos debates.

Franklin Douglas diz que o PSOL teria sido excluído por não ter senador, mas rebateu a afirmação dizendo que a TV Difusora estaria desrespeitando a legislação eleitoral.

“Tem emissora burlando a legislação eleitoral. Dizer que o PSOL não tem senador não é justificativa, pois a legislação eleitoral é clara: basta ter 5 parlamentares para o partido ter assegurada sua participação em debates. O PSOL tem DEZ deputados”, afirmou.

Agora é com a Justiça Eleitoral.