Apesar de todas as tentativas de diminuir os números do candidato Duarte Júnior (Republicanos), principalmente dos seus colegas de grupo político, o deputado estadual segue consolidado na segunda colocação na corrida pela Prefeitura de São Luís.

Pesquisa após pesquisa, é sempre Duarte Júnior que aparece depois de Eduardo Braide (Podemos), líder disparado nos levantamentos.

Duarte vem demonstrando, apesar de alguns não admitirem, que segue sendo o melhor nome, o nome mais viável, dentro do grupo político do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), nas eleições municipais 2020, na capital maranhense.

Duarte foi obrigado a mudar de partido, desfazer alianças já até anunciadas, mas nada abalou sua caminhada até aqui e mesmo diante dos obstáculos encontrados e com uma campanha bem mais modesta que alguns de seus adversários de grupo político, seguiu firme na segunda colocação.

No levantamento do IBOPE, Duarte aparece com 14% contra 10% do terceiro colocado, deputado estadual Neto Evangelista (DEM). Alguns simpatizantes do candidato do DEM, forçando uma barra, conseguiram ver um empate técnico pela margem de erro, que é de exatamente de 4%.

No entanto, esqueceram que essa margem é para mais ou menos, ou seja, a vantagem de Duarte, que atualmente é de 4%, pode ser também de 8%.

O certo é que Duarte segue sua caminhada, viabilizando aliados até de outros partidos, como Lorena Macedo (PSL), o deputado federal Zé Carlos e o secretário estadual de Trabalho, Jowberth Alves, ambos do PT, e se consolidando como o nome que enfrentaria Eduardo Braide num eventual Segundo Turno, caso a disputa eleitoral não seja encerrada no dia 15 de novembro.

É aguardar e conferir.