Além de liderar com tranquilidade o cenário para a disputa pela Prefeitura de São Luís, nos dois turnos, de acordo com a pesquisa IBOPE, o deputado federal e candidato do Podemos Eduardo Braide foi o que mais cresceu, no período de 30 dias, após as saídas de dois pré-candidatos, os deputados estaduais Wellington do Curso (PSDB) e Detinha (PL).

O IBOPE havia feito um levantamento no início de agosto e naquela oportunidade Braide apareceu com 39%, mas agora em setembro já aparece com 43%, ou seja, um crescimento de 4% em 30 dias. Já os deputados estaduais Duarte Júnior (Republicanos) e Neto Evangelista (DEM), cresceram 1% e 2%, respectivamente.  Clique aqui e veja a pesquisa de agosto e aqui para ver a pesquisa de setembro.

O crescimento de Braide deve ser o início do efeito da saída de Wellington do Curso da disputa, já que os eleitores de Wellington, pela postura que ele adotava, tendem a votar nos candidatos que fazem oposição ao grupo político do governador Flávio Dino (PCdoB).

Primeiro Turno – Além disso, outro fator positivo para Braide é que, se computados apenas os votos válidos, ou seja, retirando o percentual de nulos e que não responderam, o candidato do Podemos teria 51% das intenções de votos.

Sendo assim, a eleição em São Luís pode ser decidida no Primeiro Turno.

É aguardar e conferir.