Pelo calendário oficial da Justiça Eleitoral, as convenções partidárias, que devem definir oficialmente os candidatos nas eleições de 2020, precisam acontecer entre os dias 31 de agosto e 16 de setembro.

Sendo assim, estamos entrando na reta final, restando apenas sete dias para a realização das convenções partidárias.

No entanto, em São Luís, que deve confirmar 11 candidaturas a Prefeitura de São Luís, apenas um dos pré-candidatos já efetivamente confirmou sua candidatura. O PV foi o único a confirmar Adriano Sarney na disputa majoritária na capital maranhense.

Para esta quinta-feira (10), está prevista a convenção do PSTU e o nome do professor Hertz Dias deverá ser oficializado como candidato a prefeito. Na sexta-feira (11), será a vez do PROS confirmar o nome do deputado estadual Yglesio Moyses.

No sábado (12), três convenções deverão ser realizadas. O DEM confirmando o nome do deputado estadual Neto Evangelista, o PSB oficializando o deputado federal Bira do Pindaré como candidato e o Republicanos também deverá assegurar a candidatura do deputado estadual Duarte Júnior.

No domingo (13), mais três nomes devem ser confirmados na disputa eleitoral na capital maranhense. O PSOL vai oficializar o jornalista e advogado Franklin Douglas, o PCdoB o deputado federal Rubens Júnior e a Rede assegurando que o jornalista Jeisael Marx dispute a sua primeira eleição.

O líder nas pesquisas eleitorais, o deputado federal Eduardo Braide, só deverá ter seu nome confirmado na semana que vem, mas apesar de não ter confirmado oficialmente a data, a tendência é que seja realizada no dia 16 de setembro, ou seja, no último dia.

Já o ex-juiz Carlos Madeira, que se recupera da Covid-19, também deverá ter no último dia das convenções o seu nome confirmado pelo Solidariedade.

No entanto, esse número de 11 pré-candidatos a Prefeitura de São Luís, como o Blog já destacou anteriormente (reveja), pode ainda sofrer alguma alteração.

É aguardar e conferir.