Após a decisão do PSDB de São Luís, através do ex-vereador Roberto Rocha Júnior, que confirmou que o partido não terá candidatura a prefeito da capital e apoiará a pré-candidatura do deputado federal Eduardo Braide (Podemos), o presidente do PSDB no Maranhão, senador Roberto Rocha se posicionou e o próprio Braide agradeceu.

Roberto Rocha, nas redes sociais, deixou claro que a estratégia do PSDB de abdicar de uma candidatura própria, cumprindo um acordo firmado em 2018 e atendendo um desejo da Nacional do partido, é de tentar vencer a eleição em São Luís no 1º Turno, derrotando o “consórcio” de candidatos montado pelo governador do Maranhão, Flávio Dino.

Além disso, Rocha confirma o receio de ter que enfrentar as máquinas da Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão, num eventual 2º Turno.

É engraçado, os comunistas querem a qualquer custo levar a eleição em São Luís para o segundo turno. E lá, juntar o governo do estado e a prefeitura para tentar nos esmagar. Para isso promovem uma enorme divisão com inúmeros candidatos formando um verdadeiro consórcio. Todos estão vendo. É um direito do governador jogar no gol, na ponta direita, na ponta esquerda, ou até não jogar. Mas ele não tem o direito de querer ser o dono do campo e da bola. Muito menos ainda querer ser o juiz do jogo. Ele pode fazer o que quiser, mas no campo político dele. No nosso campo político ele não joga, nem escala nosso time, senão pega cartão vermelho”, afirmou.

Já o deputado Eduardo Braide, líder disparado nas pesquisas e agora com uma chance ainda maior de vencer no 1º Turno, fez questão de agradecer o cumprimento do acordo de 2018 e o consequente apoio do PSDB.

O deputado estadual Wellington do Curso, após a decisão do PSDB, ainda não se posicionou. Alguns ainda tentam convence-lo da sua importância nessa aliança e de uma vitória no 1º Turno, mas outros acham que Wellignton já fez a sua escolha, mesmo sendo incoerente, e pagará o preço dessa eventual decisão.

É aguardar e conferir.