O deputado estadual e pré-candidato a Prefeitura de São Luís, Wellington do Curso (PSDB), ainda almeja disputar as eleições 2020 na capital maranhense, mas está cada dia mais claro que o presidente do PSDB no Maranhão, senador Roberto Rocha, vai cumprir a palavra dada ainda em 2018.

Naquela época, Rocha era candidato ao Governo do Maranhão e recebeu o apoio público do deputado Eduardo Braide. Roberto Rocha, na frente do próprio Wellington, deixou claro que o PSDB marcharia com Braide em 2020 na disputa em São Luís.

“Agradeço o apoio do deputado Eduardo Braide, que terá em nós a confiança para a sua luta em 2020, para chegarmos juntos a Prefeitura de São Luís”, afirmou ainda em 2018. Veja abaixo no vídeo de 2018.

Ou seja, além de Wellington não ter como acusar Roberto Rocha de traição, fica claro qual o caminho que o PSDB irá tomar.

Sendo assim, caberá a Wellington do Curso tomar uma decisão madura e inteligente nesse momento, que poderá ser decisiva na sua vida política no Maranhão.

Wellignton pode tomar a decisão mais natural possível, abdicar espontaneamente da disputa e se engajar, de corpo e alma, na eleição do pré-candidato do Podemos, deputado federal Eduardo Braide. Wellington pode ser fundamental até para uma eventual vitória no 1º Turno e ter um crédito junto ao futuro prefeito de São Luís.

Além disso, um apoio a Braide não seria novidade, afinal Wellington o apoiou no 2º Turno das eleições de 2016. Isso sem falar no principal, que a vitória de Eduardo Braide enfraqueceria o grupo político do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que há décadas comanda a Prefeitura de São Luís. Wellington, ao lado dos deputados estaduais César Pires e Adriano Sarney, ambos PV, são os únicos oposicionistas aos desmandos da gestão comunista na Assembleia Legislativa.

No entanto, Wellington pode seguir outro caminho, um caminho que manchará sua trajetória política e beneficiará o grupo político de Flávio Dino.

Fica claro que, nesse momento, insistir na sua pré-candidatura e não declarar apoio a Braide, Wellington estará ajudando a eleição em São Luís chegar ao 2º Turno e será cobrado pela sua decisão, afinal faltará coerência em ajudar a dar uma nova chance para a perpetuação de um poder que ele tanto crítica.

A decisão é de Wellington do Curso, mas se seguir sua coerência, que até aqui tem lhe norteado politicamente, tomará a única decisão madura e inteligente que precisa tomar.

É aguardar e conferir.