Como o Blog destacou na semana passada, duas pesquisas eleitorais para São Luís foram registradas e deveriam ser divulgas nesta semana. O curioso é que os dois levantamentos estariam ligados ao deputado federal e presidente do PL no Maranhão, Josimar de Maranhãozinho, que ainda é esposo da pré-candidata do PL, a deputada estadual Detinha.

No entanto, a primeira pesquisa, realizada pelo Data M, era para ter sido divulgada no dia 04 de agosto, ou seja, na terça-feira, mas até o momento não se tem informação de nenhuma publicação.

A pesquisa Data M, que ouviu mil eleitores, teve como curiosidade o fato de querer saber a opinião do eleitor da capital sobre as eleições para o Governo do Maranhão, que acontecerá somente em 2022 (reveja).

Para o Governo do Maranhão, o levantamento incluiu cinco nomes: o deputado Josimar de Maranhãozinho (obviamente), os senadores Roberto Rocha (PSDB) e Weverton Rocha (PDT), o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) e a ex-governadora Roseana Sarney (MDB).

Para esta quarta-feira (05), a previsão é que o IBOPE divulgue seu levantamento. A curiosidade deste levantamento é que foi feito cenários de 2º Turno incluindo a pré-candidata Detinha, mesmo ela jamais, até o momento, ter pontuado entre os primeiros colocados.

Resta saber se teremos acesso aos números do IBOPE ou o levantamento terá o mesmo fim desconhecido da pesquisa Data M ???

É aguardar e conferir.

OBS: Apesar do Blog nunca ter cobrado do instituto Data M a divulgação da pesquisa, por compreender q esse não é o seu papel, o jornalista José Machado, proprietário da empresa, fez questão de explicar, em contato com o Blog, que foi contratado pelo Blog do Luís Cardoso para fazer a pesquisa. Machado afirma ainda que a pesquisa foi feita e entregou o resultado, mas a divulgação fica a critério de quem contrata.

O Blog reafirma que se não fosse para ser divulgada, não haveria a necessidade de registrar, como se registrou, a intenção era divulgar, mas pelo visto, houve um recuo de contratou o levantamento.