O prefeito Edivaldo Holanda Junior entregou, na noite desta terça-feira (4), a Praça da Bíblia, que foi totalmente reconstruída por meio do programa São Luís em Obras. O local recebeu projetos de paisagismo, urbanização, iluminação, entre outras melhorias que tornaram o espaço mais moderno e organizado. A nova praça é mais um ambiente de lazer, convivência, prática esportiva e cultural na cidade e soma-se ao maior pacote de investimentos realizados pela Prefeitura de São Luís no Centro da capital nas últimas décadas.

“A Praça da Bíblia é um espaço com 42 anos de história e estava totalmente comprometida. Nós reconstruímos a praça e agora estamos entregando mais um espaço totalmente requalificado no Centro, onde estamos fazendo o maior investimento das últimas décadas. Estão em obras espaços importantes como o Parque do Bom Menino, Nhozinho Santos, praças da Misericórdia e da Saudade, Largo do Carmo, Praça João Lisboa, Rua de Nazaré e entorno, a Fonte do Bispo, Mercado das Tulhas, entre outras apenas no Centro. Com isso, estamos recuperando a área central da cidade, trazendo as famílias e devolvendo o sentimento de pertencimento dos moradores. Este é o programa São Luís em Obras por meio do qual estamos transformando toda a cidade, inclusive reformando ou reconstruindo mais de 100 praças”, destacou o prefeito Edivaldo. As obras do Largo do Carmo, Praça João Lisboa e Mercado das Tulhas contam com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Em função do simbolismo que o logradouro tem, lideranças católicas e evangélicas participaram da solenidade de inauguração do espaço, a exemplo do Padre César, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coroadinho e do Pastor Charles, da Igreja Batista Central.

Fundada há 42 anos, a Praça da Bíblia já foi palco de grandes eventos, mas nos últimos anos ficou abandonada pelo poder público. A praça e o entorno foram totalmente requalificados com novos projetos de melhoria de pavimentação, paisagismo, iluminação, drenagem, passeios de pedestres, canteiro central, incluindo acessibilidade universal. O objetivo da obra foi organizar e estruturar este espaço urbano, proporcionar a criação de condições para a sua apropriação não só pelos moradores, mas, também, por visitantes e turistas, por meio do lazer e da sua socialização, e ainda, contribuir com a melhoria da qualidade de vida e saúde pública.

O novo espaço, que tem 7.500 metros de extensão, agora conta com três quiosques de alimentação, playground para a recreação infantil, academia ao ar livre para idosos, sala para o Comitê Gestor da Praça da Bíblia, nova parada de ônibus, abrigo de táxi, local para banca de revista, área verde, área livre para recreação, passeios, espaço para a realização de eventos sociais e culturais.

Foi implantada iluminação em LED, que é mais eficiente e econômica, além de novo mobiliário urbano como bicicletário, lixeiras para o descarte adequado dos resíduos sólidos, bancos, guarda-coco, entre outros. Toda a estrutura conta com rampas para acesso por pessoas com dificuldades de locomoção, banheiros, inclusive para pessoas com deficiência e sinalização.