O Maranhão entrou na faixa azul, com relação ao quadro estatístico sobre a Covid-19 que analisa o estágio da doença em todo os estados do Brasil.

Nas últimas semanas, o Maranhão estava na faixa amarela, quando a doença apresenta um quadro de estabilidade, no quesito óbitos, mas a partir da diminuição das mortes, como o Blog demonstrou nos últimos boletins, o Maranhão conseguiu entrar na faixa azul, que significa que as mortes pela doença estão em queda.

O Maranhão, durante quase 50 dias, teve uma média de cerca de 35 óbitos, já que a última vez que o número de mortes esteve abaixo dos 30, tinha sido no dia 1º de junho. No entanto, nos três últimos dias, sábado, domingo e segunda-feira, os óbitos deixaram a casa dos 30, voltando para a casa de 20. O último boletim apontou o registro de 20 mortes.

Além da queda do número de óbitos, também tivemos a manutenção da diminuição de outros dois dados importantes – ativos e suspeitos. O Maranhão chegou a ter, ainda nesse mês de julho, quase 20 mil ativos, mas atualmente estamos com 8.770, lembrando que os ativos são aquelas pessoas que podem transmitir a doença.

O número de suspeitos também caiu, atualmente possuímos 5.083. Ou seja, quanto menor a quantidade de suspeitos, obviamente será menor a quantidade de novos casos que teremos da doença.

No entanto, essas vitórias sobre a Covid-19 não pode, em momento algum, ser transformada em relaxamento e/o acomodação da população e das autoridades, com relação a fiscalização. Temos que seguir vigilantes, cumprindo as medidas sanitárias, evitando aglomerações e utilizando a máscara, só assim vamos seguir diminuindo os números dessa terrível doença no Maranhão.

É aguardar e conferir.