É impressionante como a pré-candidatura do deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), mesmo sendo o melhor nome do grupo político do governador Flávio Dino nas pesquisas eleitorais, segue incomodando os seus aliados de grupo, mas adversários no pleito de 2020.

Duarte esteve bem próximo de ter no seu palanque os dois partidos com maior tempo no horário eleitoral gratuito no rádio e TV na campanha eleitoral – PSL e PT.

O PSL, comandado pelo vereador Chico Carvalho no Maranhão, chegou a confirmar o apoio a Duarte, mas agora forças não tão ocultas assim, e dentro do grupo político de Dino, trabalham diuturnamente junto a Direção Nacional do PSL para desfazer tal aliança e levar o PSL para outro pré-candidato governista.

No entanto, tanto Duarte Júnior quanto o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) já preparam um contra-ataque e não será muita surpresa se o vice-governador desembarcar no próprio PSL para assegurar o partido no palanque do seu pré-candidato.

Só que a briga governista, que segue de foice no escuro e com total conivência de Flávio Dino, pode acabar beneficiando um oposicionista. Pelo menos dois oposicionistas também tentam convencer o PSL a mudar de palanque e a briga de candidaturas governistas, pode acabar ajudando nesse entendimento.

Duarte também segue tentando uma aliança com o PT e conta com o apoio fundamental do deputado federal Zé Carlos, mas outros pré-candidatos governistas tentam, a todo custo, atrapalhar a aliança.

Ou seja, mesmo as pesquisas confirmando que Duarte é o melhor nome do grupo político de Flávio Dino para as eleições em São Luís, boa parte dos aliados adversários de Duarte, ao que parece, preferem perder o pleito do que ganharem com ele.

Por conta dessa briga de foice no escuro é que os oposicionistas já apostam até em um segundo turno “puro sangue”, ou seja, com dois nomes fora do grupo político de Flávio Dino para decidir o futuro prefeito de São Luís.

É aguardar e conferir.