Em diálogo neste fim de semana na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Construção Pesada, Mobiliário, Artefatos de Cimento e Obras de Arte de São Luís e 39 municípios do Maranhão, o deputado Duarte Jr (Republicanos) recebeu o apoio da categoria para sua pré-candidatura à Prefeitura de São Luís.

De acordo com o diretor do sindicato e pré-candidato a vereador, Irineu Mendes, Duarte esteve no sindicato em 2019, sendo o primeiro parlamentar presente para ouvir os trabalhadores, e já mostrou resultados, como quando apresentou o Projeto de Lei 449/2020, de sua autoria, que estabelece a prioridade para contratação de trabalhadores maranhenses ou residentes no Estado, nas obras de construção civil.

O PL foi aprovado por unanimidade e segue agora para sanção do governador Flávio Dino. O texto altera a redação da Lei nº 10.789/18, ampliando para as empresas do 3º grupo da indústria (construção e mobiliário, montagem e manutenção industrial) a obrigatoriedade de contratar prioritariamente mão de obra maranhense, na proporção de 70% de maranhenses natos ou residentes no Estado, com reserva de 15% dessas vagas para mulheres, no quadro efetivo daquelas empresas.

“Estamos nos organizando para ter o nosso representante a vereador e também o nosso representante a prefeito. Quando chegar o momento certo e com a ajuda de Deus, vamos contribuir muito com o Irineu e o Duarte, pois eles têm compromisso conosco e irão nos representar como merecemos, lutando pelos nossos companheiros trabalhadores para que tenham oportunidades de trabalho e renda”, disse Humberto França, presidente do sindicato.

O presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Maranhão, Raimundo Henriques, também esteve presente no encontro e declarou apoio ao pré-candidato. “Ele vem demonstrando que é um parlamentar que tem compromisso com as causas sociais, como a aprovação dessa lei pela qual já lutávamos há muitos anos pra conseguir, colocando em convenção coletiva de trabalho, só que nas convenções há apenas uma recomendação da preferência de 75% da mão de obra local, mas agora isso será lei. Portanto, nós temos o compromisso de apoiar o Duarte nessa caminhada rumo à Prefeitura de São Luís’, ressaltou.

“Nossa pré-candidatura à Prefeitura de São Luís só cresce! Recebemos o importante apoio da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Maranhão e do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil para seguirmos juntos nesse projeto que vai resgatar efetivamente o brilho da nossa cidade e garantir oportunidades para todos. Grande aliança! Agradeço a confiança dos amigos Irineu, Marcone, Humberto, Raimundo e de todos do Sindicato”, comemorou Duarte.