A vantagem do pré-candidato do Podemos, Eduardo Braide, na disputa pela Prefeitura de São Luís é tão grande que a eleição acabaria logo no primeiro turno, pelo menos é o que aponta a pesquisa Prever divulgada neste sábado (04).

Em todos os cenários feitos, Braide venceria a eleição no primeiro turno, tendo mais de 50% dos votos válidos e se tornando o novo prefeito de São Luís. O detalhe é que no cenário em que o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) é retirado da disputa, a vantagem de Braide aumenta e ele alcança 53% dos votos válidos, ou seja, nesse cenário a vitória estaria sacramentada.

Apesar disso, o instituto Prever fez levantamento de confrontos em eventuais segundo turno e em todos, Braide venceu com tranquilidade.

Num eventual segundo turno contra o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), a vitória de Braide seria de 68,6% dos votos contra 14% de Duarte Júnior. Brancos e nulos contabilizam 9,4% e não sabem ou não responderam representam 8%.

Já contra o deputado federal Rubens Júnior (PCdoB), a diferença é ainda maior.  Braide teria com 75% contra 6,7% do comunista. Branco e nulo somam 10,5% e não souberam ou não responderam 7,8%.

Braide também venceria, com extrema facilidade, o deputado estadual Neto Evangelista (DEM). Nesse caso, a vantagem seria de 70,1% contra 12,5% do deputado estadual. Brancos e nulos somam 9,7% e não sabem ou não responderam 7,7%.

O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) é o que apresenta o melhor resultado em um eventual embate de segundo turno. Braide venceria com 65,8% contra 19,6%. Brancos e nulos somam 8,3% e não sabem ou não responderam representam 6,3%.

O Instituto Prever ouviu 1006 pessoas, entre os dias 29 de junho e 2 de julho, a margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TRE-MA sob protocolo MA-04571/2020.

Ou seja, tudo caminha para uma vitória de Eduardo Braide, resta saber se no primeiro ou segundo turno.

É aguardar e conferir.