Neste sábado (04), foi divulgada a primeira pesquisa para a Prefeitura de São Luís, após o início da pandemia do novo coronavírus, mas apesar de passados cerca de 100 dias, o cenário segue bem semelhante.

O deputado federal Eduardo Braide (Podemos) continua disparado como favorito a vencer a eleição, inclusive até no primeiro turno, e o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) segue sendo o melhor nome, ou o nome mais competitivo do grupo político comandado pelo governador Flávio Dino.

No levantamento espontâneo, onde os nomes dos candidatos não são apresentados, Eduardo Braide foi citado por 18,8% dos entrevistados. Na sequência aparecem Duarte Júnior com 3,8%, Wellington do Curso com 3,7%, Neto Evangelista e Adriano Sarney aparecem com 1,8%, cada um e Bira do Pindaré 1,5%. Os demais não alcançaram 1%.

Já no cenário estimulado, onde são apresentados os nomes dos candidatos, Braide é disparado o favorito. O pré-candidato do Podemos aparece com 43,1%, enquanto os demais não alcançaram dois dígitos. Duarte Júnior é o segundo colocado com 8,8%, seguido por Wellington do Curso com 8,7% e Adriano Sarney (PV) com 7,2%. Na sequência surgem Bira do Pindaré (PSB) com 5,9% e Neto Evangelista (DEM). Os demais não alcançaram dois dígitos, inclusive o pré-candidato do partido do governador Flávio Dino, deputado federal Rubens Júnior (PCdoB) que teve apenas 1,2%. Brancos e nulos representaram 5,3% e não sabem ou não responderam somam 8,6%.

 

O Instituto Prever ouviu 1006 pessoas, entre os dias 29 de junho e 2 de julho, a margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TRE-MA sob protocolo MA-04571/2020.