Se já não bastasse o aumento absurdo de número de casos suspeitos da Covid-19, no Maranhão, outro aumento de dados tem gerado preocupação no estado, a crescente no número de ativos.

Os números de suspeitos seguem crescendo vertiginosamente. Em 15 de junho, os casos estavam abaixo de mil, mas foram subindo, chegando a 4.306, no dia 28 e já no último boletim, da quinta-feira (02), o número de suspeitos alcançou a marca de 6.545.

A preocupação é que quanto maior o número de suspeitos, maior será o número de novos casos que teremos no Maranhão.

Só que outro dado começa a preocupar também. O número de pessoas ativas, ou seja, contaminadas, segue crescendo. No fim de junho, os ativos eram 17.310, mas já no último boletim chegou a 19.090.

Para completar os números preocupantes da doença no Maranhão, é impressionante como os óbitos em 24 horas, registrados nos boletins da Secretaria de Saúde, não diminuem.

Já estamos a mais de 30 dias com o registro de mais de 30 óbitos por dia, nos boletins da SES. A última vez que tivemos menos de 30 óbitos em um boletim, foi no dia 1º de junho. E isso sem entrarmos no mérito da divergência, para menos, dos dados da SES para os números das prefeituras municipais.

A dúvida, nesse momento, é se esses números seriam uma segunda onda da Covid-19 no estado ou se são reflexos dos inúmeros casos ainda existentes no interior do Maranhão???

É aguardar e conferir.