Na coletiva desta sexta-feira (03), sobre a Covid-19, o governador do Maranhão, Flávio Dino, fez questão de destacar que o estado tem atualmente a menor taxa de transmissão de coronavírus em todo o Brasil. O índice no Maranhão se mantém abaixo de 1, neste momento aparece com taxa de contágio de 0,80.

Dino afirmou que os números são do projeto Covid-19 Analytics, feito em parceria pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de fazer um balanço da doença, onde destacou que a trajetória estaria linear e por esse motivo seguindo com a flexibilização do distanciamento social, Dino afirmou que está sendo avaliada a aplicação de multas para as pessoas que não utilizarem as máscaras que protegem contra a Covid-19.

O governador também confirmou o retorno das aulas para agosto, mas com um sistema híbrido, pelo menos na rede estadual de ensino.

No entanto, Flávio Dino não comentou sobre o crescimento do número de casos suspeitos, de ativos e o fato de que nos boletins da Secretaria de Saúde, por mais de 30 dias, o número de óbitos em 24 horas, sempre esteve acima de 30 vidas perdidas.

Como o governador não abordou, o Blog abordará o assunto na próxima postagem.