Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, ficou evidenciado algo que muitos já sabiam, a fragilidade da saúde pública do Maranhão, e que piorou muito desde que o governador Flávio Dino assumiu o estado e não elegeu o setor como uma prioridade na sua gestão.

Após o comunista assumir o Palácio dos Leões, a rede de saúde do Maranhão, que havia melhorado bastante na gestão Ricardo Murad/Roseana Sarney, foi sendo sucateada. UPA’s foram deixadas de lado, hospitais foram sendo fechados por falta de apoio do Governo do Maranhão, retorno da procissão de ambulâncias do interior para a capital e quase nenhum novo investimento no setor durante o primeiro mandato de Flávio Dino como governador.

O resultado disso foram os terríveis números do Maranhão na pandemia. Foi o sétimo estado no Brasil a alcançar mil óbitos e será o sétimo a alcançar duas mil mortes.

Por conta disso, o governador comunista foi duramente criticado por hospitais estarem fechados, obras de saúde não terem sido concluídas e o jeito foi tentar fazer tudo às pressas, para o estrago da Covid-19 não ser ainda maior.

Recentemente, o senador Roberto Rocha, um dos principais críticos desse desmando no setor, afirmou que alguns hospitais só estavam sendo inaugurados após suas críticas e que foram construídos com recursos do Governo Federal, deixado inclusive em caixa pela ex-governadora Roseana.

Para minimizar as críticas, o governador Flávio Dino tratou de espalhar além fronteiras, que o Maranhão, na sua gestão, passou a ter a maior rede de saúde da sua história.

No entanto, o ex-secretário de Saúde e pré-candidato à Prefeitura de Coroatá, Ricardo Murad, nas redes sociais, tratou de restabelecer a verdade dos fatos.

“O Governador Flávio Dino está divulgando esse vídeo onde destaca que o Maranhão tem hoje a maior rede de saúde pública de sua história. Todas os hospitais da propaganda governamental, à exceção dos hospitais de campanha e da Upa de Paço do Lumiar, são do Programa Saúde é Vida que implantamos como secretário de Saúde no governo Roseana. Fico feliz em ter contribuído para que os maranheses, nesse tempo de pandemia, pudessem dispor de tantos hospitais de qualidade espalhados por todo o Estado”, afirmou Murad.

Mas isso, isso o comunista não conta.