Infelizmente, pelos números dos últimos boletins da Secretaria de Saúde do Maranhão, o estado deve alcançar ainda no mês de junho a marca lamentável de 2 mil óbitos.

Atualmente no Maranhão, de acordo com o boletim da SES da quarta-feira (24), o estado já computou 1.836 vítimas fatais da pandemia do novo coronavírus.

Os números do mês de junho divulgados pelo boletim da Secretaria de Saúde, mesmo com uma defasagem dos dados da SES com os registros das prefeituras municipais (reveja), têm sido alto, apenas no dia 1º de junho esteve abaixo dos 30 óbitos.

A média de junho é cerca 35 mortes oficializadas por dia. O maior número registrado de óbitos em 24 horas, pelo boletim da SES, foi de 39 mortes e o fato se repetiu cinco vezes. No boletins dos dias 08, 12, 20, 22 e 24, foram registradas 39 óbitos.

Para alcançar as duas mil mortes, faltam ainda 164 óbitos. No entanto, para terminar o mês de junho ainda faltam seis boletins a serem divulgados, se a média for mantida, infelizmente, esse número vergonhoso será rapidamente alcançado.

O Maranhão, assim como no caso das mil mortes, será o sétimo estado brasileiro a superar a marca de dois mil óbitos, já alcançados por São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Pará e Amazonas.

Agora é aguardar, conferir, rezar e torcer para que isso não aconteça.