O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), em entrevista ao programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, falou, pela primeira vez, sobre um eventual adiamento das eleições de 2020.

O assunto começa a definitivamente ganhar força no Congresso Nacional, onde existem os que defendem um adiamento, mas com as eleições sendo realizadas em 2020, e outros, inclusive os três senadores do Maranhão, querem adiar o pleito para 2022, aproveitando para unificar as eleições no Brasil.

Braide, que lidera as pesquisas eleitorais em São Luís, entende que existem políticos que querem tirar proveito da situação e prorrogar, equivocadamente, os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores. O parlamentar entende que apenas o povo teria essa prerrogativa.

“Percebo que tem pessoas que estão realmente preocupadas e querem ajudar de alguma maneira, mas tem pessoas com outros objetivos em adiar as eleições, mas tá muito claro que a prorrogação de mandato é quase nula, pelo atual posicionamento dos lideres na Câmara Federal. Entendo que deputados e senadores não podem fazer isso sem ouvir a população, teríamos que fazer um plebiscito antes e se pode fazer um plebiscito, tem como termos eleição”, afirmou.

Eduardo Braide também deixou claro que a decisão para um adiamento não pode ser política, mas sim técnica e baseada em decisões das autoridades de saúde e sanitárias do Brasil.

“A decisão precisa ser meramente técnica e não política, depende da pandemia, mas acho que vamos discutir no momento certo, e acredito que seja a ciência e as autoridades de saúde e sanitárias é quem devam definir o assunto. A discussão precisa ser sempre pautada por critérios técnicos e não políticos, alguns estão aproveitando o momento para tentativas reprováveis”, finalizou.

É aguardar e conferir.