O boletim da Secretaria de Saúde do Maranhão (SES), da noite de terça-feira (19), registrou que 201, dos 217, municípios maranhenses já possuíam registros oficiais da Covid-19.

Sendo assim, pelos dados da SES, através do boletim mais atualizado sobre o novo coronavírus, faltariam somente 16 municípios para registrarem casos da doença.

No entanto, como o Blog tem percebido, não de agora, existe uma defasagem nos dados entre as prefeituras municipais e a SES, e por conta disso, realizou uma pesquisa e constatou que, pelo menos, mais cinco municípios que estão no boletim da SES sem registros da doença, já possuem pessoas infectadas pelo Covid-19.

As cidades de Benedito Leite, Jatobá, São João do Paraíso, Pastos Bons e Passagem Franca, apesar de estarem no boletim da SES como aquelas que não possuem casos da doença, no site oficial das respectivas prefeituras pode ser constatado que a Covid-19 já chegou nos municípios.

Alguns desses dados chegam a ser espantosos e demonstram a total falta de comunicação entre algumas prefeituras e a Secretaria de Saúde do Maranhão. A prefeitura de Benedito Leite, por exemplo, desde o domingo, dia 17 de maio, já confirmou o registro da doença, mas até agora não consta no boletim da SES (veja na parte de cima do texto). Tem também o caso de Passagem Franca, a prefeitura já confirma sete casos da doença, enquanto que para a SES, pasmem, a cidade não possui nenhum registro. Veja abaixo.

Desta forma, após o levantamento feio pelo Blog, somente onze, dos 217 municípios maranhenses, não possuem o registro da doença e são eles: Governador Luiz Rocha, Lagoa do Mato, Loreto, Marajá do Sena, Nova Iorque, São Félix de Balsas, São Roberto, Sucupira do Riachão, São Francisco do Maranhão, Sucupira do Norte e Matões.

Esses dados também demonstram que, como foi alertado, a doença se expandiu perigosamente para o interior maranhense, e atualmente os números de novos casos registrados da doença, na sua maioria, são provenientes das cidades fora da Região Metropolitana.